A Minha Cidade #1

Olá meus queridos.

Braga é a cidade onde vivo e onde cresci. Não posso deixar passar mais um dia sem vos mostrar as maravilhas que este paraíso tem para vos oferecer em termos de lazer e história.
Vamos só a um pouquinho de história.
Bracara Augusta, foi construída num lugar de um povoado de origem celta. Esta riqueza de cidade foi fundada pelo imperador César Augusto por volta de 16 a.C após ter pacificado a região. Durante o período dos Flávios, recebemos o estatuto municipal e foi elevada a sede do convento, tendo assim obtido funções administrativas sobre uma extensa região. Após a reforma de Diocleciano passou a ser a capital da recente província da Galécia. Já no século V a cidade foi conquistada pelos invasores suevos que a indicaram como capital do seu reino.
Mas chega de história e vamos conhecer a cidade como ela é realmente nos dias de hoje.

1. Arcada

Braga não é uma cidade como Porto e Lisboa, nem como muitas outras, em que a zona mais central da cidade se localiza na "baixa". É na Arcada onde todos os dias, pela manhã, se juntam os habitantes mais velhos para comentar a atualidade.
Era neste largo onde eram comercializados os bens que abasteciam a cidade, tais como animais e mercadorias. É também aqui que se situam dois dos cafés mais antigos da cidade: Vianna e Astória.

2. Parque da Ponte

O Parque da Ponte é uma espécie de pequeno bosque, sendo bastante útil e confortável, e consegue receber visitantes de todas as idades.
Encontra-se situado no final da Avenida da Liberdade, próximo do Monte do Picoto, e este conta com uma parte interior e outra exterior pois, em tempos, a parte interior do parque, era o Jardim da Cidade.
Aqui podemos encontrar um lago artificial, um parque infantil e inúmeros espaços verdes. Ótimo para um pic-nic.

3. Jardim de Santa Bárbara

Oh la la, o Jardim de Santa Bárbara. É um dos mais belos de Braga, seja para apreciar a sua beleza, seja para sentar e ler um bom livro, seja para passear com o namorado/a. Os seus canteiros de flores e a sua geometria deixam por quem lá passa eternamente apaixonado e com vontade de lá pisar novamente. Vou admitir que, adoro, mas adoro mesmo, refugiar-me um pouco dos prédios de cimento e escapar de vez em quando para lá com o objetivo de espairecer um pouco a cabeça. Não percam quando vierem visitar a cidade.

4. Mosteiro de Tibães

O Mosteiro de Tibães é um dos edifícios mais antigos que temos por cá. Teve origem no final do século X e início do século XI. Durante o século XVI tornou-se na "Casa Mãe" da consagração de São Bento em Portugal e no Brasil, ficando assim com uma importância a nível nacional.
No século XVII deu lugar à construção da igreja, portaria, recibo, dormitório, hospedaria, livraria, sala do capítulo e claustro do cemitério.
Ficaram curiosos? Venham ver com os vossos próprios olhos.

5. Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte está rodeado por um parque com várias capelas, canteiros floridos, um lago com barcos a remo onde podemos embarcar e claro que não podiam faltar os famosos monóculos onde podemos "ver Braga por um canudo" como costumamos nós dizer. Há quem goste de subir e descer os famosos escadórios, existe também quem chegue lá acima através do elevador mais antigo do mundo a funcionar com um contrapeso de água, e existe, se forem cá dos meus, quem prefira ir diretamente de carro.

6. Sé de Braga

E claro que não poderia acabar este post com melhor do que a nossa querida Sé de Braga. Nunca ouviram a expressão "Mais Velho que a Sé de Braga"? Então é porque nunca cá vieram, e nem imaginam o que estão a perder.
É a catedral mais antiga de Portugal, logo a existência da expressão que mencionei acima. Para quem não sabe numa das suas capelas estão guardados os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques, o nosso querido primeiro rei de Portugal.
Por fora podemos observar duas grandes torres que se elevam das casas vizinhas. À sua volta, temos as ruas estreitas tão conhecidas, que as pessoas que por lá andam, perdem-se nos seus encantos durante minutos.


Bem pessoal, vou ficar por aqui. Se gostarem e querem que faça mais post's relacionados com a minha cidade, deixem aqui em baixo nos comentários.
Beijinhos!

12 comentários:

  1. Também vivo em Braga! Fantástica cidade!! Beijinhos
    Nicole Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Vivemos na melhor cidade do país :D
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Braga é linda, pena muita gente não conhecer e achas que só Porto e Lisboa é que importa neste país!

      Eliminar
  3. Olá, Melissa!
    Já fui à tua cidade mas não deu para visitar os locais que referis-te.
    Foi a trabalho ...
    Adorei o post.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia vens de visita e tenho a certeza que vais adorar (:
      Beijinhos e obrigada <3

      Eliminar
  4. Não conheço Braga. Adorei o post! Um excelente cartão de visita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não conheces tens de vir conhecer, nem imaginas o que estás a perder :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Que linda! Um dia vou ter contigo, já sabes.

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à tua espera, tens onde ficar já sabes <3
      Beijinhos*

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.